Revisão da Sustentabilidade

O Grupo Purever e o Ambiente

O Grupo Purever tem sido um pioneiro no investimento para o desenvolvimento de políticas e processos que estejam em conformidade com o protocolo de Quioto. Isto traduz-se em diretrizes específicas e em qualificações do pessoal em questões ambientais para o tratamento adequado dos resíduos nas nossas fábricas, assim como no investimento em processos de produção não contaminantes.

No que diz respeito à energia, redesenhámos os nossos centros de trabalho de modo a torná-los energicamente mais eficientes; preocupa-nos o transporte dos nossos produtos e das matérias-primas, razão pela qual otimizámos tanto as cargas como as rotas para minimizar as emissões de CO2.

Contribuímos para o desenvolvimento sustentável e reconhecemos que este facto gera confiança nos clientes, nos mercados e na sociedade em geral. É por isso que o Grupo Purever se esforça continuamente por melhorar os seus processos, e procura formas que permitam compatibilizar o desenvolvimento económico com a proteção do ambiente, investindo em eco-eficiência como forma de se antecipar num mercado globalizado e competitivo.

Políticas ambientais da Purever

Um dos objetivos principais da UE é dissociar a degradação ambiental do crescimento económico, e fazer mais com menos. O Grupo Purever está profundamente empenhado neste objetivo e integra a sustentabilidade ambiental com o seu crescimento ao utilizar quatro pequenas (mas intensas) máximas inspiradas nas folhas informativas da UE:

  • Fazer mais com menos
  • Melhores produtos, de baixo consumo energético
  • Funcionários responsáveis e habilitados
  • Produção mais económica

Por conseguinte, dá-se especial atenção à melhoria do desempenho ambiental dos produtos, não só através do seu ciclo de vida (otimizando o seu consumo e introduzindo inovações para poupar energia), mas também através da ótima redução da energia e dos recursos necessários para a sua produção.

Por exemplo, utilizamos painéis termo-eficientes que reduzem a necessidade de aquecimento ou arrefecimento ao estritamente necessário. Usamos também lâmpadas fluorescentes compactas que são mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes tradicionais.

O Grupo Purever está empenhado em reduzir a sua pegada de carbono e, consequentemente, já iniciou as etapas envolvidas em colocar o Conceito de Ciclo de Vida em prática. Estas etapas incluem:

  • Conduzir um controlo do portfólio dos produtos da empresa, para identificar aqueles que mais contribuem para as cargas ambientais;
  • Identificar quais os estádios de ciclos de vida de alguns produtos que mais contribuem para o impacte ambiental global;
  • Identificar opções de melhoria, assim como possíveis situações win-win em que a redução do impacte ambiental de certos produtos possa abrir novas oportunidades de redução de custos.